Precisamos ter em mente que depressão é uma DOENÇA, sim, é uma doença química e portanto não se resolve com força de vontade, com "querer de verdade", etc, se trata de uma deficiência de serotonina e dopamina no cérebro, dai muitas vezes o tratamento depende também, além da psicoterapia, do uso de medicamentos receitados por um psiquiatra ou neurologista.
Há vários fatores que podem provocar a depressão e eles é que vão determinar qual é o tipo, a saber:
Depressão Reativa: Provocada pela perda de um ente querido (luto) ou algum evento social negativo, como perda de emprego, fim de relacionamento, perda de dinheiro, golpe, briga, etc. É uma depressão que vem em reação a algum fator externo.
Depressão Endógena: É familiar, ou seja, está no gen da família, é genética e mto difícil evitar. Nesse tipo de depressão, a pessoa apresenta mais apatia, desinteresse, falta de motivação, falta de ânimo, impaciência e intolerância. A pessoa prefere se isolar, viver de um modo mais recluso. Geralmente, esse tipo de depressão, reincide.
Depressão Exógena: Provocada pelo uso de alguma substância, por exemplo, cocaína e crack. Dura algumas horas e é muito perigosa, pois pode levar com mais frequência a tentativas de suicídio.
A depressão está sempre de mãos dadas com a auto imagem, não há uma pessoa no mundo com auto estima elevada e depressão ao mesmo tempo, e vice versa, e essa doença muitas vezes ocorre também por falta de perspectiva, é aquele caso onde a pessoa, já com uma certa idade, que vê os filhos crescendo, os amigos morrendo, vai se sentindo sozinha, ficando abandonada e aos poucos vai se isolando do mundo, perdendo contato com o mundo exterior. Aliás, esse é um sintoma muito presente na depressão, a pessoa vai se enclausurando, se isolando por que não quer ver os amigos, fica com receio de ir as festas, reuniões, encontros sociais, por estar com a auto estima baixa, tem medo de passar vergonha ou algum constrangimento, e se isolam cada vez mais, seus julgamentos sempre são negativos
Outro combustível que alimenta a depressão é o pensamento negativo, pois como a pessoa vai ficando cada vez mais isolada, geralmente para de estudar e de trabalhar, perde o emprego por faltas e consequentemente vai ficando cada vez mais sem atividade, com a cabeça vazia e tempo sobrando, o que é uma"bomba" para o deprimido, pois quanto mais a gente pensa, mais temos pensamentos ruins e catastróficos, mais a auto estima se afunda e mais a pessoa se isola e fica desmotivada, sem vontade de reagir, totalmente desencorajada e isso acontece com todo mundo que se isola do convívio social.
O passo mais difícil para o deprimido é o primeiro, é começar uma reação, um tratamento, pois falta coragem, falta determinação e isso a psicoterapia pode auxiliar, destruindo as crenças disfuncionais e direcionando a pessoa deprimida, para que ele possa voltar as suas atividades normais e a vivenciar o bem estar.